Abaixo mais uma seleção de imagens antigas da cidade de Campinas. Clique na imagem para ampliar a foto.
Cine Bijou, inaugurado em um sábado à noite no dia 27/03/1909, ficava localizado na Rua Direita, atual Rua Barão de Jaguara. De propriedade da Empresa Ribeiro Júnior, depois em 1913 foi de Penteado & Proença, e a Mario Penteado. Entre seus atrativos da época o cine Bijou tinha a orquestra de moças, dirigida por Eugênia Franc, uma violinista francesa..
O Pavilhão Coliseu Taurino, instalado na esquina da Rua César Bierrembach com a Rua Irmã Serafina, foi inaugurado, em 1905. No início funcionou em um barracão rústico coberto por uma lona e cercado por tábuas, como uma arena destinada à exibição de touradas e apresentações teatrais e circenses.
Inaugurado em 08/05/1909,situado na esquina das ruas Dr. Quirino e Conceição. Uma curiosidade é que a sala de espetáculo já havia sido instalada anteriormente, no cruzamento da Rua Dr. Quirino com a Rua Conceição, porém, seu teto veio abaixo. O acidente não registrou grandes transtornos, porque o cinema estava fechado.
A partir de 1916, após a realização de reformas, passou a funcionar como cinema, com o nome de Cine Coliseu. Com o Plano Prestes Maia de remodelação urbana, o cinema fechou suas portas somente em 1944. No local, atualmente, está a sede social do Clube Semanal de Cultura Artística.
Obs.: Algumas imagens desta página foram cedidas pelo MIS (Museu da Imagem e do Som de Campinas - Fone (19) 3733-8804 - e-mail: mis@campinas.sp.gov.br, outras pertencem ao Centro de Memória da Unicamp. Referência de textos site da Emdec.