Clique aqui e veja as fotos do Mercado Municipal deCampinas

Mercado Municipal de Campinas

Inaugurado em 12 de abril de 1908, o Mercado Municipal, também conhecido como mercadão, é um dos símbolos da cidade, foi eleito pela população como uma das 7 maravilhas da cidadede Campinas - SP.

Em seus 143 boxes é possível encontrar uma diversidade de produtos como: verduras, frutos, grãos, temperos, flores, comidas, peixes, ervas e miudesas em geral. Essa variedade contribuiu para atrari e conquistar clientes que buscam por cereais e temperos a granel outros produtos poucos comuns em outros estabelecimentos.

Com dedicação diária os comerciantes oferem aos seus clientes um atendimento diferenciado. Essa relação de proximidades com seus fregueses torna o local um agradável lugar para se conhecer, passear, saborear e fazer suas compras no centro da cidade. Foi tombado pelo Condepacc como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas em 24 de novembro de 1982.

História do Mercado

Veja fotos

O Mercado Municipal de Campinas foi projetado pelo arquiteto campineiro Ramos de Azevedo. O edifício segue estilo neomouristico, Construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense, um um entreposto para o açúcar que era levado ao Porto de Santos.

Sua área total é de 7.720 m², sendo 3.110 m² de área construída, mais estacionamento e 143 boxes para venda dos mais diversos produtos.

Na lateral do Mercado Municiapl de Campinas, onde estão instaladas atualmente as peixarias, funcionava a plataforma de embarque da Estação Carlos Botelho, onde o trem parava para embarcar as sacas.

No local também circulava charretes e os bondes que traziam homens e mulheres vistidos de forma elegantes se tornando um um ponto de "footing" da cidade.

Em 1982 o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). No ano de 1996 suas características originais foram recuperadas por uma nova reforma.
Em 2005 sofreu nova reforma no telhado e boxes, seu telhado sua fachada pintada em 2005 e as platibandas padronizadas tornando um cartão postal e uma das 7 maravilhas de Campinas.

Conheça o Mercadão:

Número de boxes: 143

Número de permissionários: 103

Características:

1. diversidade de produtos de boa qualidade e preços acessíveis (alguns pouco comuns nas redes varejistas)

2. convivência entre a comercialização de produtos tradicionais e produtos industrializados

3. produtos religiosos; ervas e especiarias (e orientação para simpatias)

4. verduras preferencialmente de municípios da região (o que garante a qualidade)

5. relação entre comprador e vendedor acaba sendo de amigo (familiaridade)

6. atendimento de certa forma personalizado (acaba tendo quem atende a quem compra)

7. tradição de quem tem 104 anos de história

8. localização privilegiada (na região central da cidade)

9. estacionamento amplo, automatizado e seguro.

 

 

 

 

Galeria de fotos

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas - plataforma de embarque da Estação Carlos Botelho Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas - década de 1940 Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas Mercado Municipal de Campinas

Localização do Mercado Municiapal

Endereço: Praça Carlos Botelho entre as Ruas: Benjamin Constant, Alvares Machado, Ernesto Kulmam, Barreto Leme / centro. Campinas - SP.

CEP 13100-000

Telefone: (19) 3232-3679

Horário de funcionamento de Mercado Municipal

de Segunda à Sexta das 7:00 h às 18:30 h , aos Sábados das 7:00 às 18:00 h

Coordenadas: 22º 54'12.81S 47° 03'49.87"W

 

Sites responsivos e desenvolvimento de Identidade Visual - Valério Design, clique aqui e saiba mais

Bondes em Campinas

História dos Bondes na cidade de 1879 a 1968

O sistema de bondes campineiro, chegou a ter 58km de trilhos implantados, é apontado por especialistas como sendo um marco no desenvolvimento da cidade, parte integrante da história do município de Campinas. O último bonde passou na noite da sexta-feira do dia 24 de maio de 1968 deixando saudades para muitos usuários sistema de transporte.

Saiba mais

 

Anuncie nesse local, clique aqui e saiba mais