Portal de informações, fotos antigas, lazer e turismo e história da cidade de Campinas..
A área popularmente conhecida popularmente como Lagoa do Taquaral ou Parque Taquaral constitui-se um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas.
O Parque Portugal reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da Caravela Anunciação (nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras) e espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora (nos fins de semana).
Integrada no passado à histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima.
Já na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique; viveiros de pássaros; área com aparelhos de ginástica; 2 playgrounds, lanchonete, sanitários; e um percurso de 3 km de bondinhos (os mesmos que serviram Campinas até 1968).
Entre os equipamentos culturais, o Parque Portugal / Lagoa do Taquaral oferece a Concha Acústica - Auditório Beethoven (com capacidade para 2.000 pessoas); o Museu Dinâmico de Ciência; o Planetário; o relógio solar; o Centro de Vivência dos Idosos (no antigo Ginásio de Bocha); e a "Esplanada das Bandeiras" (praça destinada a eventos cívicos e culturais).
Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de volei e basquete); o Balneário Municipal Marlene Porto (com 3 três piscinas abertas ao público), uma pista de cooper com extensão de 2.800 m; o kartódromo “Afrânio Ferreira Jr.” (com pista de 800m); uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5km; uma pista de patinação (também usada para aulas gratuitas de aeróbica); e 16 quadras poliesportivas.
Sua construção iniciou-se em 1971, em um precário estaleiro instalado pela prefeitura nas margens da Lagoa, com uma equipe de doze carpinteiros, sendo quatro deles especializados em construção naval.
Para sua construção foram utilizadas madeira brasileira, dados e informações do Museu da Marinhoa Nacional, para que fosse uma réplica da caravela Anunciação, com o qual Pedro Álvares Cabral chegou no Brasil no seu descobrimento.
Medindo 29,6m de extenção por 11m de altura, e 8,7m de largura, pesando cerca de 75 toneladas, a Caravela após sua construção ficou durante muito tempo ancorada no meio da Lagoa.
Com os problemas para a sua manutenção, por conta do danos causados pelos fortes ventos que ocorrem no verão e após algumas reformas, foi transferia para a margem da lagoa e hoje pode ser visitada pelo público em geral.
Caravela Anunciação (nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras, com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro).
Mapa Legenda
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
Lagoa do Taquaral
Av. Heitor Penteado, 1671 - Taquaral
Fone: (19) 3256-9959.
Para maiores informações sobre horários e valores, consulte o site da Prefeitura Municipal de Campinas
O nome é uma homenagem à esposa do fazendeiro que doou a área para a formação do parque. Possui 165 830 metros quadrados de área e volume de água estimado em 994 000 metros cúbicos.
Av. Heitor Penteado, 1671 - Taquaral
Fone: 19 3256-9959.
Coordenadas: 22º52'29.59" S 47º03'00.01" W
Fone: 19 3753-0305
Av. Heitor Penteado, s/n - Lagoa do Taquaral
1 piscina grande,1 piscina média, 1 piscina pequena, sala de ginástica e vestiários
Horário de funcionamento: 8h - 12h / 14h - 17h
Fone: +55 19 3754-0397
Av. Heitor Penteado, s/n - Lagoa do Taquaral
Quadra poliesportiva, salas de ginástica e ginástica olímpica e vestiários
Horário de funcionamento: 7h - 12h / 14h - 22h
Av. Heitor Penteado, 2145 - Parque Taquaral - Fone: 19 3705-8000.
O Museu do Café pretende preservar e difundir a memória da cultura cafeeira em Campinas, buscada por meio das relações de trabalho.
O Lago do Café é uma área remanescente da antiga sesmaria do Sr. Francisco Barreto Leme, fundador oficial da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso em 1774, origem de nossa cidade. Como sesmaria, esta área foi produtora e fornecedora de milho, feijão, cana-de-açúcar e aguardente aos tropeiros que seguiam pela Estrada dos Goiáses rumo as minas de ouro de Goiás e de Mato Grosso. No final do século XVIII, estas terras se voltariam para a produção de açúcar e, em meados do século XIX, para a produção de café, integrando-se a então Fazenda Taquaral a um processo produtivo que em pouco tempo transformaria toda a história do Estado de São Paulo. Já na década de 1940, a crise cafeeira levaria a incorporação de parte da Fazenda Taquaral ao poder da União, e mais particularmente, ao Instituto Brasileiro do Café (IBC), permanecendo estas terras por cerca de 50 anos com a função de pesquisas agrícolas. No início da década de 1990, enfim, a extinção do IBC permitiu um novo repasse: agora na forma de doação (inicialmente em regime de comodato e posteriormente em caráter definitivo) para o Poder Público Municipal, sendo constituído em 1992 o Lago do Café como um dos mais recentes espaços de lazer da cidade. Na atualidade, o Lago do Café, área com 330.000 m2, abriga importantes instituições culturais como o Museu do Café, o Arquivo Público Municipal e o Espaço Permanente de Artesanato.
História dos Bondes na cidade de 1879 a 1968
O sistema de bondes campineiro, chegou a ter 58km de trilhos implantados, é apontado por especialistas como sendo um marco no desenvolvimento da cidade, parte integrante da história do município de Campinas. O último bonde passou na noite da sexta-feira do dia 24 de maio de 1968 deixando saudades para muitos usuários do sistema de transporte.
Conheça um pouco mais da história da cidade de Campinas aqui.
Este site não tem nenhum vínculo com a Prefeitura Municipal de Campinas, para mais informações entrar em contato com o número 156 ou acessar o site da PMC http://www.campinas.sp.gov.br/
PABX: (19) 3755-6010
Ouvidoria: 0800-7727456
Atendimento ao Cidadão: 156
E-mail: sac@campinas.sp.gov.br