Inaugurado em 12 de abril de 1908, o Mercado Municipal, também conhecido como mercadão, é um dos símbolos da cidade, foi eleito pela população como uma das 7 maravilhas da cidadede Campinas - SP.
Em seus 143 boxes é possível encontrar uma diversidade de produtos como: verduras, frutos, grãos, temperos, flores, comidas, peixes, ervas e miudesas em geral. Essa variedade contribuiu para atrari e conquistar clientes que buscam por cereais e temperos a granel outros produtos poucos comuns em outros estabelecimentos.
Com dedicação diária os comerciantes oferem aos seus clientes um atendimento diferenciado. Essa relação de proximidades com seus fregueses torna o local um agradável lugar para se conhecer, passear, saborear e fazer suas compras no centro da cidade. Foi tombado pelo Condepacc como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas em 24 de novembro de 1982.
O Mercado Municipal de Campinas foi projetado pelo arquiteto campineiro Ramos de Azevedo. O edifício segue estilo neomouristico, Construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense, um um entreposto para o açúcar que era levado ao Porto de Santos.
Sua área total é de 7.720 m², sendo 3.110 m² de área construída, mais estacionamento e 143 boxes para venda dos mais diversos produtos.
Na lateral do Mercado Municiapl de Campinas, onde estão instaladas atualmente as peixarias, funcionava a plataforma de embarque da Estação Carlos Botelho, onde o trem parava para embarcar as sacas.
No local também circulava charretes e os bondes que traziam homens e mulheres vistidos de forma elegantes se tornando um um ponto de "footing" da cidade.
Em 1982 o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). No ano de 1996 suas características originais foram recuperadas por uma nova reforma.
Em 2005 sofreu nova reforma no telhado e boxes, seu telhado
sua fachada pintada em 2005 e as platibandas padronizadas tornando um cartão postal e uma das 7 maravilhas de Campinas.
Conheça o Mercadão:
Número de boxes: 143
Número de permissionários: 103
Características:
1. diversidade de produtos de boa qualidade e preços acessíveis (alguns pouco comuns nas redes varejistas)
2. convivência entre a comercialização de produtos tradicionais e produtos industrializados
3. produtos religiosos; ervas e especiarias (e orientação para simpatias)
4. verduras preferencialmente de municípios da região (o que garante a qualidade)
5. relação entre comprador e vendedor acaba sendo de amigo (familiaridade)
6. atendimento de certa forma personalizado (acaba tendo quem atende a quem compra)
7. tradição de quem tem 104 anos de história
8. localização privilegiada (na região central da cidade)
9. estacionamento amplo, automatizado e seguro.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
Endereço: Praça Carlos Botelho entre as Ruas: Benjamin Constant, Alvares Machado, Ernesto Kulmam, Barreto Leme / centro. Campinas - SP.
CEP 13100-000
Telefone: (19) 3232-3679
de Segunda à Sexta das 7:00 h às 18:30 h , aos Sábados das 7:00 às 18:00 h
Coordenadas: 22º 54'12.81S 47° 03'49.87"W
História dos Bondes na cidade de 1879 a 1968
O sistema de bondes campineiro, chegou a ter 58km de trilhos implantados, é apontado por especialistas como sendo um marco no desenvolvimento da cidade, parte integrante da história do município de Campinas. O último bonde passou na noite da sexta-feira do dia 24 de maio de 1968 deixando saudades para muitos usuários sistema de transporte.